A volta
Tou voltando daqui a pouco aeweewweew!
-------------------------------------------
Aqui tá um frio do baralho manoooo... Vááááááááárias neves!!! É impressionante ver a cidade toda branca branca... bonito demaisss... Até que agora que tá nevando não está tão frio, há pouco tempo atrás antes de começar essa nevarada toda, tava um frio desgramado, nossa bóti... O ruim mesmo é quando ventava, parecia que o ar frio tava querendo atravessar a pele e entrar nos ossos. Posso dizer que prefiro 0 graus sem vento do que 5 graus ventando... Se você quer saber qual a sensação quando vento aqui, deve ser a mesma coisa que andar de moto pelado em Campos do Jordão, ou melhor, vestindo uma armadura de gelo.
Bom, mas agora são outros tempos. Tempos de neve.
Para quem tem carro, não tem tanta diferença, só tem que limpar a neve do pára-brisa, dos retrovisores, do visor traseiro e tomar cuidado porque desliza pa caramba meu!
Agora, já para os infortunados (?) pedestres, esses sim tem que se prevenir. Outro dia desci no ponto errado, dei uma cochilada rápida, acordei, achei que tinha estava no meu ponto porque vi passando uma casa que parecia uma que eu usava de ponto de referência, puxei a cordinha e desci............ em um lugar desconhecido. Eu sei o que vocês devem estar pensando... cómo assim, como ele pode fazer isso??
Acalmem-se, tudo tem sua explicação. Explico, as casas aqui são todas iguais, sem muro, nem nada, parece Alphaville. Imagine se dá para ver diferença entre uma e outra à noite... nunca! E com neve então, fica tudo branco, impossível! E para piorar a janela do busão fica toda embaçada... Bom, para resumir, andei andei andei parei no Tim Hortons para tomar um smoothie quente (!), tava morrendo de frio, minha coxas estavam congelando, andei andei andei e cheguei em casa, com a cara vermeeeeeeeelha e as minhas coxas que tavam ardendo também vermeeeeelhas e isso que tava de calça jeans...
E aqui finalmente dei valor para luvas. PQP, nunca gostei de luvas, sou um cara muito calorento, e nunca precisei delas (até derrubei aquela do Pavu no banheiro escuro do posto de gasolina para Campos... hehehe) Nossa amo luvas agora, e capuz ou gorro, afe melhor coisa que tem para evitar que o ouvido vire picolé!
É, depois disso, posso dizer que nunca passei frio no Brasil. Nem em Campos do Jordão, que sinceramente frio lá parece mais desculpa para comer fondue e tomar chocolate quente!
-------------------------------------------
Um comentário literário (!) rápido. Essa branquidão toda, a cor da neve branca branca branca por todo lado traz uma sensação muito estranha, me lembra muito um conto do Guimarães Rosa chamado substância, em que ele descreve uma mulher que trabalhava com polvilho...
------------------------------------------
Ok, estou sofrendo aqui no frio como pedestre, mas sinceramente tava falando com minha irmã e ela falou que no Brasil tá aquele calor pegajoso, cheio de bichinho da luz, pernilongo, e até que não parece tão ruim por aqui huahuaahuhau É claro que com água de côco e praia a coisa muda de figura.
---------------------------------------
A sociedade aqui é consumista, bem mais que no Brasil. Aqui para cada xampu que você for comprar você tem 30 opções, eu não consigo escolher ovo aqui, tem 20 opções, com dupla gema, sem gema, se bobear vende até casca de ovo. É claro que em minhas condições de estudante, vai o mais baraaaaato merrrrrmo. Estou ganhando até que bem por aqui, fazendo um estágio e talz, mais do que se estivesse efetivo no Brasil (talbeiz).
Outro dia tava no busón e estava lendo (como sempre) e ouço uma véinha falando com outra véinha: - Nossa ontem comprei um descascador de maçã, uma maravilha!
Realmente, o consumo aqui é uma coisa de louco :O
---------------------------------------
Recomendo a todos viverem um dia fora do Brasil. Nossa, tenho uma visão totalmente diferente do que tinha antes sobre nossa terrinha. Para mim a definição que aprendemos nos livros de geografia ou história que distinguiam o mundo em 1º, 2º e 3º mundo não podiam ser melhor. O Brasil é outro mundo comparado com o Canadá. Na verdade, acho que dava para dividir o mundo em muitos mundos.
O Brasil parece daqui, um lugar meio bárbaro, sem ofensas a nós, brasileiros. Estava lendo um jornal daqui que tavam dando de graça na Universidade, que seria tipo o Estadao daqui de London. Uma das notícias era que tinha roubado a bicicleta de um velhinho quando ele deixou estacionado no supermercado. E provavelmente roubaram só por gozação porque a bicicleta era antiga... Isso lá seria notícia no Brasil??
Uma notícia no Brasil tem que ser no mínimo um incêndio de ônibus com passageiros vivos dentro. Sério, hoje em dia, eu olho minha vida em São Paulo, sabe, tantas grades, portões, assaltos que só dá para pensar que vivia em outro mundo mesmo. Aqui ninguém se preocupa de ficar usando os BLING BLING, i-pod e o que for.
Mas é claro que tudo tem sua compensação. Brasil tem comida boa, gente boa e clima bom. Ah, e futebol!!!! Não existe um lugar perfeito, mas se for para comparar Canadá e o Brasil, país por país mesmo... fica difícil dizer que a vida no Brasil é melhor. A violência é absurdamente maior no nosso país. E para mim faz toda diferença do mundo você pode sair e ficar na rua a hora que você quiser.
---------------------------------------
Quando citei que o Brasil tem um clima bom, isso não é pouca coisa não. No Brasil a gente não valoriza clima, é tudo meio igual o ano todo. Tem diferença entre outono e inverno? Entre primavera e verão? Aqui tem, e muita!
Acho que isso deve influenciar muito a cultura dos dois povos. Aqui o inverno é MUITO mais MUITO diferente do verão. Parece outro país. Essa coisa de ter um contraste forte no ano, deve influenciar o modo deles de ver o mundo, talvez por isso aqui tenha tanto estrangeiro mas tão pouca mistura. Aqui talvez seja até mais multi-cultural que o Brasil, todo mundo é estrangeiro, mas não tão misturado. O Brasil, cujo ano é todo meio igual, climaticamente falando, tem tanta mistura que todo mundo é meio brasileiro.
------------------------------
Como sempre, falei demais e tenho que dormir... Daqui a pouco tou aí manuuuuuuuuuuuuuuuuu!