- Check my paranoia -

sábado, abril 22, 2006

"Play Beautiful" (???)



Toda imagem ganha vida quando escapa da tela e vai se alojar em nossa mente. Cada imagem evoca uma série de conexões diferentes, trazendo lembranças do fundo de nossa consciência, como um balde que traz água do fundo do poço. Testes psicológicos como o dos borrões de Rorscharch, no qual um perfil psicológico é traçado a partir da interpretação de cada um sobre desenhos abstratos, se baseiam nessa propriedade subjetiva da imagem.

E você, o que enxerga nessa figura?
------------------------------
Essa figura foi tirada de um site muito louco chamado Kurt Halsey, onde tem muitas outras imagens muito legais.
------------------------------
Primavera

Como já disse anteriormente, o ano aqui é um verdadeiro ciclo de estações, impressionante a mudança de uma estação para outra. Aqui cada estação é bem delimitada, e a melhor de todas (e uma das mais curtas) é sem dúvidas a primavera: muito sol e não tanto calor.

No Brasil, não nos importamos tanto com o sol pois o temos o ano todo, mas percebi que ele faz muita diferença em nossas vidas. Tem uma música do Oasis ("Hello") que diz "Nobody ever mentions the weather can make or break your day.." ("Ninguem nunca fala que o tempo (clima) pode fazer valer o seu dia ou destrui-lo"), e não sei porque essa frase ficou na minha cabeça porque nunca achei que ela fazia muito sentido. Pois bem, na Inglaterra já tinha constatado que sim, o tempo ás vezes pode mudar tudo no seu dia.

O pior daqui é realmente o inverno, não tanto pelo frio que dá para se acostumar, mas pela falta de sol. Se tivesse que resumir em uma pergunta qual país seria melhor viver, no Canadá ou no Brasil, para mim ela seria: O que é pior passar praticamente metade do ano congelando ou viver no meio dessa semi-guerra, violência louca que consome o Brasil?

É claro que há muitos outros fatores a serem considerados, nada pode ser resumido em uma pergunta a não ser se essa pergunta for?

Pepa?
------------------------------
Uma das coisas que acho que falta no Canadá é ter uma cultura. Aqui o único elemento que me parece realmente cultural, parte da identidade canadense é o Hockey. Muito da cultura deriva da americana, ou global, como fast-food ou hip-hop. E isso me fez valorizar muitas coisas do Brasil, como a música, comida e o nosso futebol. Sempre que falo que sou do Brasil, vem a pergunta: Do you like soccer?

E essa nova campanha da Nike, o "Joga Bonito" tá fazendo sucesso: Nike Football . As (poucas) pessoas que acompanha futebol, ás vezes usam o termo em frases como: This play was definitely not "Joga Bonito".(Essa jogada definitivamente não foi nada "Joga Bonito") Quem diria que uma empresa tão gringa quanto a Nike pudesse divulgar um pouco da cultura e lingua portuguesa? É engraçado pensar em quantas frases, ou expressões, americanas nós incorporamos no nosso dia a dia e ver o contrário, expressões em português sendo usadas em outras línguas.

E o mais irônico é que eles pensam que é uma expressão habitual em português, mas nunca vi ninguém falando: Joga bonito! Até porque não faz muito sentido gramaticalmente, sendo que "bonito" é um adjetivo, e nessa frase atua como um advérbio modificando o verbo "joga". Mas tudo bem, não nos atenhamos a tecnicalidades.

JOGA BONITO BRASIL, PÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓRRA!

PS: Nota esclarecedora - Para quem não entendeu pelo post, o termo "Joga Bonito" é usado mundialmente sem ser traduzido, até nas campanhas daqui. Aqui também é "Joga Bonito" e não "Play Beautiful" ou qualquer coisa parecida. Eles não explicam o que "Joga Bonito" significa, mas dá para entender pelo contexto da propaganda. Diferente por exemplo da campanha do McDonalds onde "Amo muito tudo isso" era a tradução do "I'm loving it".
É muito legal porque parece que eles tão usando um termo regional que os brasileiros usam para falar sobre futebol. Como quando a gente usa um termo estrangeiro tipo "déjà vu" para explicar algo que não tem uma tradução explícita na nossa língua.
------------------------------
E por falar em cultura norte-americana e fast food acho que um dos representates mor do que é fast food é o frango frito, tipo KFC. Nossa, o bagulho é muito oleoso! É uma verdadeira bomba no estomâgo, nossa não dá para comer mais do que 3 pedaços de frango. O primeiro pedaço é muito gostoso, mas depois do segundo pedaço começa a ficar muito indigesto.

Lá perto da empresa que tou estagiando tem um lugar que vende frango frito, e apesar do frango ser bom, sempre fico pensando na ironia do nome do lugar: "Fresh, Healthy, Delicious" ("Fresco, Saudável, Delicioso"). Pô até posso concordar com o "Fresco" ou "Delicioso", mas falar em "Saudável" é o fim da picada!


E pensando bem, até o "Fresco" eu tenho certas restrições...

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

e a tutty sempre no meio... hihihiihihi

7:56 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Wawww Blog do Tiba trazendo noticias de marketing internacionais! Q chiqueZ!
Ei, to indo agora fazer a camiseta com o endereço do seu blog estampada, ok? huahuahuahua
Bjoca!
Tatizzzz!

6:45 PM

 
Anonymous Anônimo said...

ah não, essa eu preciso te falar.
A krodir reclamou q estava ociosa (acabaram de bloquear os blogs e varios sites no trampo dela) o q eu recomendei? "Leia o blog do Tiba, é otemo". e o q fiz? Copiei, colei e mandei por email alguns posts pra ela!!! Isso q é fã hein? Depois a gente acerta, me traz umas mercadorias daí, falow? huahua
bjao,
Tati

2:22 PM

 
Anonymous Anônimo said...

hahaha
Ateh tem umas variacoes de joga bonito que o pessoal do cs usa.. tipo joga joia.
Agora tem uma giria nova que é suave... que tb se usa com joga suave.. ehehe
Mas acho que deve ser feio gringo falando joga bonito hahaha

quanto ao resto..
concordo com a ju. foi o que eu vi pelo menos hehe

beijunda

2:44 AM

 
Anonymous Anônimo said...

ah! diacho! Não assinei!
Mas era o Mário no comment de cima, tá hehe

2:45 AM

 

Postar um comentário

<< Home