- Check my paranoia -

terça-feira, novembro 05, 2002

Os pequenos tijolos de nossa estrada de sonhos

Há duas coisas que eu não entendo e nem faço questão de entender: carros (incluindo motos) e política.
Sem entender de política vou falar sobre a vitória do Lula, vou falar da conquista dele como pessoa, não vou me meter em política porque como já disse sou um ignorante nesse assunto.
Bem, foram 12 anos da vida de Lula dedicados para ser presidente, 12 anos para ele atingir seu sonho de poder tentar fazer algo para mudar o Brasil, 12 anos pensando praticamente nisso, tomando cuidado com suas atitudes, 12 anos de garra, luta, suor, derrotas e vitórias.
12 anos: o tempo de gestação de um black label (chega a ser poético isso :P).
E eu aqui, ignorante, me pergunto o que será que ele pensou quando chegou em casa, depois de comemorar sua vitória, depois que toda a euforia do momento já tinha ido? Será que ele sentiu aquele vazio profundo de ter finalmente conquistado o seu sonho de vida? Será que ele sentou na beirada da cama, murmurou algo para sua mulher, olhou para baixo e chorou baixinho enquanto ria consigo mesmo? Será que ele se sentiu realizado? Será que Lula, agora não está repensando seus objetivos de vida? Será que ele não pretende ir pro Tibet descobrir-se a si mesmo?
Bem, agora agora acho que não, ele ainda tem 4 anos para viver seu sonho, para aproveitar e vivê-lo, mas e depois? Qual será seu próximo grande objetivo de vida?

Pensando nessas bobagens, me fiz a mesma pergunta: qual é o meu grande objetivo de vida? Será que eu tenho algum grande sonho?
Cheguei a conclusão de que, por enquanto, não tenho nenhum. Nem um grande sonho, nem talbeiz um sonho de porte médio. O que tenho são apenas pequenos sonhos, espalhados, realizados, frustrados, desfeitos e ignorados durante meu cotidiano. O que tenho são pequenos fragmentos de um grande sonho que ainda não sei qual é. O que tenho são pequenos motivos para seguir o rumo sossegado, sem pressa. E o que eu tenho me basta (penso comigo mesmo e a Tutty me olha como quem diz "até parece...").
Bem, ainda acho que falta algo... Será que algum dia eu vou chegar a aspirar algo maior do que eu posso conceber? Será que algum dia eu vou acordar, ter um insight e perceber que realmente tenho um "Insane Life Project" nas mãos e que devo lutar por isso até o fim? Será?
Suspeito que não. Grandes sonhos nascem quando somos menores e ainda não conhecemos as limitações do mundo, e esses grandes sonhos vão morrendo a medida que somos dominados pela rigidez da realidade, e vamos mergulhando cada vez mais no tempo. Vamos nos contentando com que a vida oferece, vamos nos adaptando, esquecendo, mudando, nos conformando e nos distraindo, aceitando e deixando passar.
Não que isso seja necessariamente ruim. Mas que poderia ser melhor, poderia.
E não é que nunca tivemos capacidade de sonhar alto, pense em todas as suas aspirações de moleque, e pense em como hoje elas se parecem ridículas? E por que? Porque você era ingênuo demais, ou porque as pessoas que são duras demais? Quantos planos da sua vida não foram para o vinagre (de onde nunca mais voltaram) porque você foi deixando deixando deixando até que não conseguiu mais reencontrar?
Tudo isso é difícil de perceber, ou aceitar, mas acredite, estamos vendendo nossos grandes sonhos a cada momento. E estamos vendendo por uma pechincha.
-----------------------------------------------------
E para aqueles, que como eu, não têm uma grande causa para lutar ou acreditar, não percam tanto tempo atrás disso. Tentem ao menos realizar seus pequenos sonhos, o que já é uma tarefa bastante difícil. E se tiver uma grande aspiração, vá atrás. Só a busca já vai valer a pena.
E talbeiz você chegue mesmo ao final da vida sem ter experimentado a sensação de seguir um grande sonho, mas espero que você não possa dizer que, passou algum minuto dessa vida, sem sonhar. Eu não posso.
-----------------------------------------------------
... à agência de publicidades dos sonhos (ainda talbeiz) e a todos os outros projetos anteriores que morreram antes de nascer.
------------------------------------------------------
Tribunal De Causas Realmente Pequenas - (Pato Fú)

Você pensa que faz o que quer... Não faz
E que quer fazer o que faz... Não quer
Tá pensando que Deus vai ajudar... Não vai
E que há males que vem para o bem... Não vem
Você acha que ela há de voltar... Não há
E que ao menos alguém vai escapar... Ninguém

Paro pra pensar mas não penso mais de um minuto
Sem pensar em alguém que não pára pra pensar em ninguém