“O silêncio foi a primeira coisa que existiu.
Um silêncio que ninguém ouviu.” Silêncio – Arnaldo Antunes
--------------------------------------------------------------------------
Acho que o silêncio vale mais do que mil palavras. O silêncio é a mais espetacular forma de comunicação já inventada pelo homem. O silêncio dispensa vírgulas, dispensa pontos de interrogação para soar como uma pergunta, ou pontos de exclamação para indicar surpresa. O silêncio dispensa etiquetas, normas gramaticais, regionalismo e neologismos, dispensa conhecimento ou cultura. Com o mesmo silêncio pode-se passar a idéia de tédio, ansiedade, esperança, ódio, alegria incontida... São tantas coisas, que podemos dizer que, o silêncio, apesar de único, é múltiplo em sua essência. Afinal qual a diferença entre o silêncio constrangedor e o silêncio que é um diálogo inteiro? Qual a diferença entre o silêncio simples e chapado e aquele silêncio que é denso, recheado de significados?
Devíamos ter um dicionário inteiro só para o silêncio, ainda mais hoje em dia que é tão difícil entender o que o silêncio quer dizer. No meio de nossa vida tão barulhenta e corrida, o silêncio nos aparece como algo sem significado algum, como apenas uma brecha vazia no meio do barulho, como apenas um momento que se passou e se tornou uma lembrança a ser jogada fora, como algo que não aconteceu, e se aconteceu, não importa. Aos poucos, estamos nos tornando surdos ao silêncio, vamos deturpando seu significado; e o silêncio, verdadeiro e raro silêncio, está se tornando artigo sem valor algum.
É uma idéia difícil de explicar e difícil de assimilar, mas mesmo assim ainda ofereço um brinde a todos os silêncios maravilhosos e frágeis que ninguém ouviu.
---------------------------------------------------------------
E claro que existe aquele silêncio que resume tudo, aquele que quer dizer: Pepa? e nada mais.
---------------------------------------------------------------
Esse post é em homenagem às pessoas que simplesmente não consegue ficar um minuto em silêncio, que são dois mil e dois graus em tempo integral, aceleradas o tempo todo e que, graças a Deus, não são muitas :P
---------------------------------------------------------------
E ainda vou dormir com a sensação de que esse post é vazio como um silêncio sem significado algum. Mas que é exatamente isso que quero passar. Esse vazio.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home