- Check my paranoia -

terça-feira, abril 16, 2002

Outras formas de expressão - parte 2
------------------------------------------------
Para quem não sabe, tenho 2 gatos em casa. Uma gata chamada Tutty (também conhecida como a gata assassina) e um gato chamado Popó, diminutivo de Apollo, em homenagem àquele carro (também conhecido como o gato mais sem personalidade do mundo). O blog de hoje não é sobre a estória de nenhum dos dois especificadamente, ou o porquê desses apelidos, e sim sobre algo comum a todos os gatos: o ronronar desses bichos.
O ronronar é um barulhinho que lembra um motorzinho que os gatos fazem quando estão felizes. Não é o equivalente ao abanar de rabos do cachorro porque o abanar de rabos é uma alegria mais boba, mais solta, mais feliz mesmo, enquanto o ronronar é uma alegria mais contida, mais íntima, e menos escandalosa.
Não tenho idéia de como eles produzem esse som vibrante, mas geralmente os gatos ronronam quando fazemos carinho neles. Tem uns que ronronam mais facilmente, e tem outros que só ronronam em ocasiões em que ele se sinta realmente bem (por exemplo quando o dono dele dando carinho nele).
O barulhinho do ronronar.. ah... é muito tranqüilizante... Já pensei várias vezes em gravar o ronronar da Tutty e colocar em um cd... Assim poderia guardar para sempre o som da felicidade dela, e aquele som é ótimo para tocar antes de dormir, ou para descansar.
Adoro ficar ouvindo meus gatos ronronarem e os invejo porque quando eles estão ronronando é perceptível que nada mais importa para eles, naquele momento eles são verdadeiramente felizes, e o resto que vá para as pipa que os pariu.
Queria poder ronronar, mas acho que além de nos faltar capacidade, nos falta ocasiões.
Pense com você..., semana passada por exemplo, quantas vezes você poderia ter verdadeiramente ronronado? Lembre-se de que o ronronar expressa um momento de felicidade passageiro, e não um estado de espírito.
Eu acho que poderia ter ronronado uma vez. Talvez duas.
Meus gatos ronronam no mínimo uma vez por dia.
Será que há algo de errado?
Acho que não, um gato para ter um momento sublime de felicidade não precisa de muito, nós precisamos.
Bem, talvez seja por isso que não temos a capacidade de ronronar. Seria inútil.
Mas para os gatos é muito útil, o ronronar é um som que vem de dentro, e que faz vibrar o corpo inteiro do gato, é a expressão concreta da felicidade do bichano, a felicidade interior materializada em vibração e som. Vi em algum lugar que o ronronar do gato surgiu de uma espécie de comunicação entre o gato e os filhotes, mas não tenho certeza disso. Acho que seria uma forma dos filhotes dizerem que estão bem e poderem tranqüilizar a mãe.
O que eu sei é que é uma forma fantástica de se comunicar.
Quem sabe se ronronássemos entendêssemos o verdadeiro significado de “Pepa?”.

Pepa?