C o n s c i ê n c i a
O que é nossa consciência? Aquela parte no nosso cérebro que apita quando fazemos algo que achamos errado? Por que temos consciência?
---------------------------------------------------------
Ontem fui na Pizza Hut com o Jackass e o Phreak. Pedimos para viagem, e enquanto esperávamos a Pizza, o Phreak foi na casa de uma amiga da Daniela que é perto da Pizza Hut.
O atendente falou que ia demorar uns 15 minutos, mas já tinham passado uns 25 e a pizza não vinha... Então o atendente veio:
- É, senhores, houve um problema de produção com a sua pizza...
Quando ele começou falando essa frase o Jackass já olhou com aquela cara de: ih... lá vem lorota...
Também ele já começou a falar de um jeito que não dá para não pensar: “o cara está me enrolando...”.
- Prezados senhores, aconteceu um pequeno equívoco durante a confecção de vossa obra alimentícia.
O que ele disse que aconteceu é que as duas pizzas que tínhamos pedido tinham queimado, mas eles já estavam fazendo outras. Então, é claro que eu pedi alguma coisa para compensar aquilo, tipo um refrigerante, uma sobremesa, “hut wings”, qualquer coisa...
Ele ofereceu um merenge da Kopenhague. Pedimos dois e belezera, tudo acertado.
Mas depois eu lembrei que ainda tinha o Phreak, e quando o atendente veio entregar as pizzas com os merengues, eu pedi mais um. Ele olhou com uma cara meio assim, deu outro merengue, e falou que só era meio embaçado porque a sobremesa saia do bolso dos funcionários...
Não sei se ele falou aquilo porque os funcionários realmente pagavam ou só para deixar a gente com sentimento de culpa, mas saímos da Pizza Hut e eu me senti com peso na consciência... Afinal o dinheiro saia do bolso dele, que estava trabalhando de sábado à noite, e eu nem queria tanto os merengues, só peguei porque era de graça, afinal pedimos duas pizzas para três, iríamos comer laaaaaaaaaaargo, e nem iríamos estar com vontade de comer os merengues depois. Deu vontade de voltar e falar: “Ow foi mal, fica com os merengues vai... E se quiser pega um pedaço de pizza ae..”.
Deixamos isso de lado, e fomos comer as pizzas na casa do Phreak. Depois da pizza, estava satisfeitíssimo, mas mesmo assim comi o merengue. Só espero que esse merengue não dê aquela dor-de-barriga...
Depois fiquei pensando com o Jackass por que será que a gente tem peso na consciência? Será que isso vem da nossa educação? Tipo, eu inconscientemente evito deixar comida no prato porque desde que eu era pequeno meus pais falavam que não podia desperdiçar comida porque tem muita gente passando fome e talz.. E apesar de eu sempre dar aquela resposta mal-criada “Ah mãe! Por que a gente então não dá essa comida para essas pessoas? Por que eu tenho que comer?”, acho que acabou ficando como parte da minha formação e da minha consciência.
Queria fazer um teste: criar um filho sem ensiná-lo qualquer valor, sem que ele experimentasse qualquer sentimento de culpa, e criar o outro filho normalmente. Acho que não levaria essa experiência à frente porque depois que esse meu filho sem consciência crescesse, e se tornasse um bosta que não soubesse se relacionar com as pessoas, não soubesse dar valor às coisas, eu acabaria pensando: “O que eu fiz? Destruí a vida do meu filho só para matar minha curiosidade!” e ficaria com uma puta dor na consciência.
É... essa experiência não daria certo...
Afinal, RESPONSABILIDADE SOCIAL, hein Édereiji?
---------------------------------------------------------
Ah, só para constar, a pizza veio com a massa meio mole, nem um pouco crocante como seria esperado, então acho que os merengues foram justos ahuahauhahuauha
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home