Diário de bordo: BURITICUPU – “a cidade sem estrelas”
No interior do Maranhão fica essa cidade cujo céu à noite esconde suas estrelas sob o manto da fumaça das carvoeiras da região. Essa cidade me lembra muito muito as cidadezinhas que aparecem no “Central do Brasil”, e aí que e vejo que eu realmente não conheço nada nada sobre esse Brasil. Como as coisas podem ser tão diferentes?
Lá as diversões noturnas são umas festas chamadas de “vaquejada” e um forró apelidado carinhosamente de “Enfia-faca”. Nesse forró você só entra depois de ser minuciosamente revistado.
“Você está desarmado homem?”
“Estou.”
“Tu é louco?”
“Toma esse facão. Tu só entra se tiver alguma arma, homem de Deus. Toma juízo! Aqui não entra só com qualquer canivetinho... Tá pensando o quê?”
As vaquejadas são eventos interessantes. Parecem com rodeios só que a competição é para derrubar a vaca dentro de uma certa área. Quem derrubar da melhor maneira o bovino na área certa, ganha. (tipo derrubar a vaca com as 4 patas para cima vale mais)
A estradinha entre o alojamento da Vale do Rio Doce (onde fiquei hospedado) até o campo de testes demora pouco mais de uma hora e meia. O pessoal aqui para passar o tempo, durante essas três horas de ida e volta criaram vários jogos de apostas. O mais interessante deles é o “Jogo do Jegue” para duas pessoas. Cada um escolhe um lado da estrada. Enquanto o carro vai passando, cada jegue visto no lado escolhido vale um ponto. E há os bônus:
- jegue com pessoa montada em cima vale 2 pontos;
- jumenta prenha vale 2 pontos;
- se o jegue estiver “excitado” vale 2 pontos;
- se o jumento estiver montado em outro vale 4 pontos;
E há a jogada máxima, o “home run”, o “Royal straight flash” do “Jogo do Jegue” que vale 1000 pontos: se o jegue estiver montado em cima de um cara... ahahahahhahahahah
Putz tem várias coisas estranhas em Buriti... depois eu falo mais ahuahauhauhau... mas nossa quando eu vi a via de trens de perto, no meio do mato, e aqueles trens passando, me veio á memória aquele livro: “Menino de Engenho”... Não sei se estou enganado... mas acho que é esse...
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home